Páginas

quinta-feira, 7 de março de 2013

Dicas: Cutículas

   Quem ai tira a cutícula? Fica linda aquela unha sem cutícula nenhuma, que afinal, não serve pra nada, certo? ERRADO. E essa ideia brasileira de que quando mais se tira a cutícula mais bonita ela fica... Nossa, essa eu odeio. Afinal, ninguém te diz que quanto mais tu tira, mais ela cresce. Ai tooooda semana, umas três vezes por semana, tu vai lá cutuca tudo e tira vários bifes dos dedinhos. Vai ficar bonito por uns dois dias, mas depois tu vai fazer as unhas denovo e tá aquela coisa grossa e feia, ai começa tuuudo denovo.
Reparem nas cutículas!
    Eu falo isso porque eu sei bem disso. Comecei a fazer as unhas com uns 12 anos. No começo eu tirava a cutícula na manicure, eu tentava imitar em casa, mas nunca entendi porque que eu precisava gastar uns 15 reais pra ter unhas perfeitas... Se ela consegue eu também tinha que conseguir! Me lembro ainda de umas verruguinhas que tive bem em cima da unha, no dedo indicador. Tinha quem dissesse que era de tanto apontar pras estrelas, mas hoje eu penso naquilo e só me vem uma coisa na cabeça: fungos.
   Pois é, a cutícula é uma proteção do nosso corpo. Sem ela estamos mais vulneráveis a fungos e bactérias, sem contar que só no de tirar as cutículas já estamos enfraquecendo a unha. A prova mais comum disso são aquelas manchinhas brancas que aparecem (e dizem ser sinal de mentira hahah) nas unhas, aquilo são traumas que o alicate causa quando "rompe" um pedacinho da unha, é como se fosse um micro quebradinho. Se só de tirar as cutícula já estamos facilitando pra doenças, imaginem fazer isso num salão de beleza? Pode ser que os instrumentos da manicure não estejam bem limpos e esterilizados, então qualquer corte já vira uma porta aberta pros bichinhos que nos deixam doentes. Além disso tudo, o hábito de tirar as cutículas demais causa uma doença, a paroníquia, fica um degrau entre o dedo e a unha! Muitas pessoas tem e nem sabem que isso é uma doença... Vejo seguido por ai, principalmente na mão de mulheres mais velhas.
   Pra quem "não se importa" com essa parte da saúde, então que pense no tempo que tu economizará se não tirar as cutículas na hora de esmaltar! Se antes eu levava uns 40min agora levo 20, se o esmalte for difícil, senão uns 10 ou 15min são suficientes. O acabamento também fica bem melhor, não preciso mais ver meus dedos sangrando nem vermelhos de tanto cutucar.
   Falar tudo isso é fácil né, acho que vocês querem saber como parar de tirar cutícula... Bom, uma frase, ou melhor, um mantra pra nós: Hidratação é o segredo do sucesso!
   As cutículas ficam lindas hidratadinhas e facilita muuuito pra ficar um acabamento legal na mani. No começo eu tinha vontade de arrancar as cutículas de tão feias que estavam. Como elas recém estavam começando a poder crescer sem ninguém mexer nelas, elas cresceram bastante! Ficavam secas, grossas, bem feias mesmo. É preciso paciência e muito hidratante. Era uma ideia nova, assim, do nada resolvi parar de tirar então eu usava creme por corpo, dá bemm pra quebrar o galho. Mas elas precisavam de mais pra ficar bonitinhas. Comprei um removedor de cutículas da Sally Hansen, que remove o excesso de pele bem de leve, bem naturalmente. Usei por uns 6 meses junto com muitos hidratantes, agora minhas cutículas mal aparecem. Uma boa opção nacional desse produtinho é o Complexo Redutor de Cutículas, da Avon.
Ajuda muuuito


    Sobre hidratação: Qualquer hidratante de mão vai funcionar pra uso diário. Carrega na bolsa, na mochila, na pochete (não usa isso, nãooo hahah), ... Anda sempre com um potinho e usa sempre que lembrar. Sabe aquela aula que não tá rendendo? Pega um creminho e fica passando nas mãos e massageando as cutículas! É bem importante isso de massagear as cutículas, assim elas absorvem mais o creme.
   Denoite, antes de dormir eu uso um produto da Mavala, uma marca sueca de produtos de beleza maravilhosos! Uso o Mavaderma, é um óleo hidratante de cutículas e unhas, ele ajuda a repor nutrientes e fazer as unhas crescerem mais rápido. Funciona bem direitinho, minha unhas realmente estão crescendo mais rápido e fortes. Quando acordo uso o Nivea Creme, que todo mundo me diz que é pra passar na cara mas eu uso nos pés e nas mãos. É muuuito bom e super fácil de achar, recomendo muito! Na aula pela manhã geralmente uso um gel hidratante da Avon, o nome é Vitamin C Cuticle Gel, da linha Nail Experts, o bom é que ele é absorvido bem rápido ai o lápis não escorrega na hora de escrever hahah. As vezes pego a famosa cerinha para unhas e cutículas da Granado de alguma colega hahah Acho essa cerinha boa, não meleca muito a mão e hidrata bem.

Algumas opções

   Se minhas cutículas andam muuito necessitadas de hidratação eu corro pro Bepantol! Não tem nada mais melequento e mais hidratante do que ele. É um nojinho, então é bom usar na hora de dormir, mas funciona que é uma beleza! Aliás, sempre que preciso de uma hidratação power pra pele eu corro pro Bepantol <3 Outro cuidado legal com as unhas é não usar acetona, ela resseca muito e enfraquece as unhas. Tem bastante opções de removedores sem acetona no mercado, custam um pouco mais mas fazem diferença. Tem ainda aquelas acetonas com óleo hidratantes, que já dão uma melhoradinha pra quem não quer gastar muito em removedor.


    Acho que essas eram as dicas sobre cutículas que eu tinha pra dar pra vocês. A mais importante é: Parem de tirar as cutículas, por favor! No começo eu sei que não é fácil, mas depois de uns 2 ou 3 meses vocês já vão estar agradecendo à si mesmas por terem parado de usar o alicate! Faz pouco mais de 1 ano que não mexo nelas. O resultado vocês vêem aqui no blog: minha cutícula quase não existe, o acabamento do esmalte fica mais bonito, não tenho aquelas pelezinhas chatas na volta das unhas, minhas unhas são fortes e lisinhas e sou saudável hahah A cutícula fica tão imperceptível que tem gente que acha que eu tiro elas!
    Esse é o primeiro "segredo" pra uma unha bem feita. Depois que comecei a hidratar bem as unhas consigo esmaltar melhor que manicure! hahahah Sei que muita gente acha que precisa de manicure toda semana, mas eu preferi ir por outro lado e gastar meu dinheirinho comprando meus esmaltes, e não pagando uma pessoa pra fazer o que eu posso fazer. Não quero acabar com a clientela das ninguém, mas pra conseguir fazer as unhas sozinha é preciso persistência, o resto vem naturalmente. Se eu não parasse de ir no salão nunca ia saber fazer minhas unhas, e se eu não soubesse não estaria aqui, tentando ajudar mais pessoas como eu!

      Beijos, boa sorte e boa paciência com suas cutículas!

6 comentários:

  1. Nossa Isoa! Este teu tá muito bom. Confesso que sou das antigas e tiro a cutícula, aliás, tenho muita cutícula. Gostaria de parar de tirar cutícula, mas não sabia por onde começar. Com o teu jeito de explicar e teu modo de ser, ficou mais fácil de encarar esse novo desafio. PARAR DE TIRAR CUTICULAS. Muito bom mesmo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Já parei de tirar minhas cutículas a um tempinho, mas por ter tirado por tanto tempo elas custam a ficar bonitas. Tenho que hidratar umas 3x por dia pra ficarem no lugar. Mas o acabamento do esmalte fica mil vezes mais bonito sem tirar as cutículas, só hidratando elas, então vale a pena <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm! No começo é um parto mesmo, mas com hidratação tudo se resolve...

      Excluir
  3. Olá, to sempre acompanhando suas fotos das suas unhas no insta, e só hoje resolvi entrar no seu blog e to amando. Só uma coisinha, não é só suas unhas que são liiiiiiiiiiiindas, mas você tb! Mas enfim, eu queria perguntar se esses produtos da Mavala, esse removedor de pele e o fortalecedor é só no Chuy que tem? (Digo, mais perto de Rio Grande, em POA não achei tb). Mas não tem nenhuma marca brasileira que possa substituir que faça o mesmo efeito? Porque dps desse seu post quero parar de tirar cutícula, até salvei nos favoritos do meu celular hahaha, só que minhas unhas são muito fracas, ela descamam que tá louco, e então eu uso a cera nutritiva da Granado Pink. Bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Leitora nova! Coisa boa! hahahha Aproveita e segue o blog ai, já estamos planejando um sorteio só pras seguidoras hihiih
      Que bom que tu me acha linda ahhahhhaha
      Sim! e mesmo que tu encontre em outro lugar, como na internet, não vale a pena comprar! Sai muuuuito mais caro. Espera um pouco e compra no Chui ou Rio Branco! Bem mais em conta, de verdade!
      O removedor de cutícula tu pode susbstituir pelo Avon que citei no texto, o nome não lembro muito bem, mas sempre tem na revistinha!
      Para de tirar a cutícula mesmo, é horrível hahah
      Olha o post sobre Unhas que fiz (http://inbetweenbottles.blogspot.com.br/2013/03/dicas-unhas.html) lá fala sobre um super fortalecedor da Mavala que também tem no chui. Tenho certeza absoluta que vai fazer mais efeito do que a cerinha!
      Beijos, e desculpa pela demora em responder! :)))

      Excluir
  4. opa, o removedor é da Sally Hansen, desculpa. Mas de qlqr maneira não deve ter em RG né?

    ResponderExcluir