Páginas

sexta-feira, 15 de março de 2013

Esmaltação Americana

   Várias gurias tem me perguntado sobre eu pintar longe das cutículas. De onde tu tirou essa ideia? Por quê tu faz isso? Como se faz? haha Aproveitei o assunto e vou fazer um post só sobre isso respondendo essas três perguntinhas. Acho que vai ser bem útil pra quem é nova na área, mas as mais "sabidas" já devem ter lido sobre isso por ai...

Exemplinhos glitterinados

   Limpar os cantinhos com palitinho e algodão é uma coisa só das brasileiras. Fora da terrinha não existe um instrumento tããão sofisticado quanto um "palito de laranjeira". Pois é. Por esse motivo nós não nos importamos em borrar todo o dedo na hora de pintar, afinal sabemos manusear nossos palitinhos muito bem! As americanas e europeias fazem de tudo pra não sujar os dedinhos, usam creme na volta da unha, vaselina, durex, ... As que tem mais prática conseguem pintar lindamente longe das cutículas, mas um longe perto, senão fica feio! Pra arrumar as beirinhas elas usam um pincel com removedor, simples assim. Agora que nós brasileiras viramos fascinadas por esmaltes estamos sempre atrás de uma novidade. Esse é o motivo pra esmaltação americana estar se tornando tão popular por aqui.
   Vou dizer que, acima de tudo, é uma questão de gosto pintar assim ou não. Não muda tanta coisa na nossa vida (se tu não massacrar as cutículas com o palitinho e algodão né, senão já é outra história). Vou listar aqui os -meus- motivos pra esmaltar assim:
   - Gasto bem menos tempo fazendo as unhas. Não preciso me preocupar taanto com o acabamento. Quando eu pintava a unha inteira sempre tinha aquele stress com esmaltes muito pigmentados e que manchavam a pele ou aqueles que mancham as pelezinhas que estavam levantadas na cutícula.
  - Gasto menos removedor e algodão, já que o pincel absorve bem menos líquido e o algodão só uso pra tirar o esmalte.
  - Minhas cutículas continuam hidratadas depois de pintar as unhas. Antes o algodão com acetona detonava minha pele e minha cutícula era bem mais ressecada. Eu esfregava muito pra tirar aqueles esmaltes difíceis, e até levantava aquelas pelezinhas chatas na volta da unha. Horrível.
- Agora é bem mais fácil pintar com aqueles esmaltes que escorriam pela cutícula e deixavam falhas no acabamento. Entendem? Como o esmalte não encosta na cutícula ele seca mais rápido por ali e segura o resto do esmalte no lugar. Nada de escorrer e falhar!
   Acho que são esses os motivos "gerais". Só comecei a pintar as unhas assim por curiosidade. Via sempre unhas esmaltadas assim nos sites gringos e quis testar. No começo eu pintava longe demais, não tinha prática nenhuma então era difícil acertar a base da unha sem chegar na cutícula. Antes disso eu sempre pintava quase o dedo inteiro mesmo... Aos poucos, com prática e paciência, a gente chega num resultado legal, bem discreto. O bom é que agora gasto metade do tempo fazendo as unhas, já que não tiro a cutícula e não preciso limpar o dedo todo.

   Dá uma olhada nesse esquema da Michèle do blog Lacquerized.com que a Daniele traduziu, é sobre esmaltação, de um jeito básico, mas que facilita na hora de esmaltar sem sujar muito. Reparem que o pincel não chega na cutícula como nós geralmente fazemos, ele só dá uma empurradinha no esmalte e volta pra preencher o resto da unha.



   E pra finalizar, o meu tutorial de limpeza dos cantinhos. Uma das perguntas que mais me fazem sobre o assunto é como eu consigo deixar tão redondinho, bem acabado. Tá ai o "segredo"

 O que precisa:
   - Removedor
   - Pincel (A maioria das pessoas usam o chanfrado, eu uso um pincel de nail art/artesanato n° 0)
   Depois de pintar as unhas como no tutorial da Michèle eu pego meu pincel, molho no removedor e passo ao redor da unha, apoiando-o na cutícula. Pode ser que o removedor evapore na metade do caminho, ai é só molhar denovo e continuar. É importante que o pincel não esteja muito molhado porque pode borrar o esmalte.
     Eu limpo depois de pintar todas as unhas com todas camadas necessárias, nesse ponto o esmalte já está praticamente seco. Eu aconselho as iniciantes a fazer assim, pois é mais difícil borrar o esmalte ou estragar a mani se o pincel escorregar. Hidratar as cutículas antes de esmaltar faz toda a diferença! O pincel vai fluir na unha, deixa o acabamento bem mais bonito.
Voilá!


   É isso, não tem muito o que falar, não tem mistério nenhum, só precisa fazer várias vezes até pegar a manha. Com o tempo vai melhorando e as cutículas vão voltando pro lugar. Então esse post tem conexão total com aquele sobre as cutículas! Não esqueçam de cuidar bem delas, uma boa esmaltação depende mais delas do que do modo como esmaltamos!
   Por mais escuro que seja o esmalte das fotos não é preto e vai ficar pra outro post, acho que ele é o meu melhor esmalte! Tãão fácil de esmaltar...

2 comentários:

  1. Amei! Vou tentar fazer isso sempre que for esmaltar, o acabamento fica perfeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica mesmo né! Sem contar que economiza tempo e poupa as cutículas...
      Beijoss

      Excluir