quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Cupcakes de banana

   Hoje vou falar de algo diferente... comida! Eu adoro cozinhar, não que eu saiba fazer muita coisa, mas eu me divirto na cozinha. Faço a maior bagunça mas sempre dá tudo certo. Sou viciada em chocolate e açúcar, não consigo almoçar se não tiver sobremesa então quase sempre faço doces. Fiz cupcakes ontem e quem provou gostou e quis saber como se faz, então vou colocar a receita e umas fotos aqui. Eu não sou muito habilidosa e foi a primeira vez que tive que decorar bolinhos, então relevem o fato deles estarem feios! Fiz meu melhor hahah.
   O cupcake é de baunilha e o recheio é de banana com canela mas essa massa de baunilha combina com qualquer coisa, é uma delícia. Na foto tem um cupcake de morango porque resolvi fazer pra ver como ficava, e ficou muito bom!
   Com certeza quem comer esses bolinhos vai se apaixonar por eles, então não deixem de fazer e pensem em outros recheios... maçã com canela, abacaxi, chocolate, pêssego, frutas secas, ... Vocês têm inúmeras possibilidades, para todos os gostos, é só dar uma olhada na dispensa e alguma ideia boa vai aparecer!




 Cupcakes de banana



 Ingredientes

   Massa:

   - 3 copos de farinha de trigo peneirada
   - 1 colher de sopa de fermento
   - 1/2 colher de sopa de sal
   - 3/4 de um tablete de manteiga sem sal
   - 2 copos de açúcar
   - 4 ovos
   - 1 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
   - 1 copo de leite

   Recheio de banana (ou maçã):

   - 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
   - 2 ou 3 colheres de sopa de canela (eu uso 3 beeem cheias)
   - 2 ou 3 colheres de sopa de açúcar
   - 3 bananas prata grandes (ou 3 maçãs granny)
Minha colher de medidas de coração :)

   Cobertura buttercream:

   - 2 colheres de sopa de manteiga
   - 4 copos de açúcar de confeiteiro peneirado
   - 4 colheres de sopa de leite
   - 1 1/2 colher de chá de extrato de baunilha

Modo de preparo

   Massa:

   Misture a manteiga com o açúcar, geralmente eu coloco a manteiga no microondas por 15s antes, e depois coloque na batedeira e bate até ficar um creme claro e fofinho, isso leva uns 2min. Bata os ovos (dica: tire aquela pele que envolve a gema, ela deixa um gosto forte de ovo nas comidas) e adicione o extrato de baunilha, mexa bem e adicione os ingredientes secos e o leite. Bata na batedeira junto com a manteiga e o açúcar até ficar uma massa homogênea.
   Coloque as forminhas de papel dentro de formas próprias para cupcakes, empadas e tal. Encha de 2/3 a 3/4 de cada forminha e cozinhe até ficar douradinho, por volta de 20min a 180°. Retire do forno e deixe esfriar dentro da forma por 5min depois retire os cupcakes e deixe esfriar totalmente em cima de uma grade (isso é importante senão os cupcakes ficam molhados em baixo).

   Recheio:

Recheio de banana
   Aqueça a manteiga em uma frigideira e adicione a canela e o açúcar, cozinhe até começar a borbulhar. Baixe o fogo e adicione as bananas, ou maçãs, misture bem e cozinhe as bananas por uns 5min e as maçãs por uns 10min, de modo que as frutas continuem firmes. Retire do fogo e deixe esfriar.
   Enquanto esfria, faça um buraco no meio de cada cupcake (eu usei uma colher de chá) e depois coloque o recheio. Eu enchi um pouco mais para "enfeitar" o cupcake, mas tu podes colocar menos e tapar com a cobertura depois. Fica a teu critério.
Olhem os buraquinhos

   Cobertura:

   Misture bem a manteiga com o açúcar de confeiteiro, o leite e a baunilha e depois bata na batedeira até ficar um creme fofinho. Adicione mais leite, se necessário, para amolecer a mistura. Eu usei corante em gel na cor pink, mais ou menos 2 colheres de chá, e enfeitei com alguns confeitos coloridos, mas nessa parte vocês tem que soltar a imaginação e criar cupcakes únicos!

Deliciem-se


2 comentários:

  1. Estou fazendo agora, haha! Eu usei corante azul na massa, cupcakes azuis :D, se ficar tudo certinho eu trago um pra ti amanhã, Isoa :) ~obs: n liga pra minha foto, contas do google antiiigas, pois é ... ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah que legal! Leva mesmo, quero provarr

      Excluir